Quinze pacientes de Manaus com Covid-19 são transferidos para Campina Grande/PB

04 fevereiro

O município de Campina Grande recebeu 15 pacientes vindos de Manaus na noite desta quarta-feira (3), por volta das 20h30. A transferência se dá para minimizar os efeitos do colapso do sistema de saúde da capital amazonense, ocorrida em janeiro e que continua fora de controle.

Inicialmente, seriam 18 os pacientes transferidos, mas três deles tiveram o quadro clínico agravado pouco antes do embarque e não puderam viajar.

Avião desembarcou por volta das 20h45 no Aeroporto de Campina Grande — Foto: Ana Paula de Araújo/Codecom/PMCG

A Secretaria Municipal de Saúde é quem está responsável pela recepção dos pacientes. O órgão montou uma “sala de estabilização” na písta do Aeroporto João Suassuna, onde vai ser realizada uma triagem. Os pacientes mais graves serão encaminhados para o Hospital Pedro I e os menos graves vão para o Hospital Universitário Alcides Carneiro.

São 11 homens e quatro mulheres. E os pacientes têm entre 20 e 59 anos de idade. Ambulâncias foram enviadas ao aeroporto para realizar a transferência.

Campina Grande possui atualmente 173 leitos disponíveis de enfermaria e 63 de UTI. A Prefeitura explicou que acolherá os pacientes em nome de uma “assistência humanitária” para os moradores do Amazonas.

Avião desembarcou por volta das 20h45 no Aeroporto de Campina Grande — Foto: Ana Paula de Araújo/Codecom/PMCG

Essa é a segunda vez que pacientes de Manaus chegam a Paraíba. No mês passado, João Pessoa recebeu a transferência de outros 15, que ficaram no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Com G1/PB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.