Emmanuel Macron é agredido em viagem ao sul da França; veja vídeo

09 junho

 Presidente francês recebeu um tapa ao se aproximar de uma cerca com alguns apoiadores. Ao menos duas pessoas foram detidas, mas não foi revelada a identidade e motivação do agressor.

Imagens da agressão (Foto: Reprodução)
Rio de Janeiro (RJ) - O presidente francês, Emmanuel Macron, foi agredido com um tapa durante uma viagem oficial ao sul da França nesta terça-feira (8). Ao menos duas pessoas foram detidas, segundo as autoridades policiais.

CONFIRA! Emmanuel Macron é agredido em viagem ao sul da França; veja vídeo

Emissoras de rádio e TV da região de Drôme, próxima a Lyon, divulgaram imagens do momento em que o presidente se aproxima de um cercado que o separa da população e recebe um tapa.

Ele cumprimenta um homem que grita "abaixo a Macronia" (A bas la Macronie), uma referência ao governo de Macron, antes de desferir um tapa no rosto do presidente.

Agentes de segurança rapidamente intervêm, tiram Macron do cercado e apreendem o agressor.

Imagens da TV local mostram que o presidente ainda continuou na área e chegou a falar, de longe, com apoiadores.

A identidade do agressor, do segundo detido, e a motivação para o ataque ainda não foram divulgadas.

Segundo a agência de notícias Reuters, antes de desferir o tapa, o agressor grita também "Montjoie Saint Denis", uma espécie de grito de guerra do exército francês usado durante a monarquia.

Macron visitava a região para se encontrar com donos de restaurantes e falar sobre o relaxamento das normas sanitárias e a volta à normalidade com o controle da pandemia de Covid-19 no país.

Horas depois do ataque, o presidente francês divulgou em seu perfil no Twitter um vídeo da visita e escreveu: "Aguentamos juntos. Formamos uma nação. Foi o que fizemos".

'Democracia é alvo'

O primeiro-ministro Francês, Jean Castex, comentou a agressão ao chefe de Estado na sessão desta terça da Assembleia Nacional.

"Isso mostra simplesmente que a democracia é um alvo", disse Castex aos parlamentares. "A democracia é o debate, o diálogo, o confronto de ideias de desacordos, mas nunca pode virar violência."

Do G1
Publicada por F@F em 08.06.2021

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.