Bolsonaro questiona Governadores: ‘Vamos zerar o ICMS?’

27 agosto

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), começou alive desta quinta-feira (26/8) jogando indiretas a governadores. Ele mostrou uma manchete de jornal que afirmava que ele teria dito que a gasolina está barata e se explicou. “O que eu falei é que, na refinaria, a gasolina está barata.” Ele desafiou governadores a zerar o ICMS.

Bolsonaro aproveitou o tema para falar do ICMS. O imposto virou uma estratégia para tentar responsabilizar os estados e o Distrito Federal pelo preço do combustível no posto e do gás de cozinha. “O imposto federal é R $ 0,74, mas no fim da linha chega a quase R $ 7. Aí tem o frete, a margem de lucro dos postos e o grande mistério que é o ICMS, um percentual que os governadores cobram em cima do preço final da bomba. E não na origem ”, disse.

Em seguida, emendou com o gás de cozinha, novamente, jogando a conta da alta no produto no colo dos governadores e cobrando que zerem o ICMS para que, posteriormente, seja possível uma população comprar o produto sem passar por atravessadores.

“A mesma coisa tenho falado do gás de cozinha. Arredondando pra cima, Um botijão custa R $ 50. Na ponta da linha, está chegando a R $ 130. Eu zerei os impostos federais para o gás de cozinha. O que pesa aí? ICMS, que é imposto estadual, o frete, e a margem de lucro da ponta da linha. Eu comentei com um governador e fiz uma proposta para ver se é possível zerar o ICMS. Toda vez que tem renúncia de receita, tem que apresentar uma fonte alternativa. Como fiz no PIS / Cofins no gás de cozinha. Se ele conseguir, vamos entrar em uma outra briga, propor a venda direta ”, disse.

Bolsonaro disse que tem sido criticado por “alguns poucos governadores” pelo preço do gás. “Está caro. Mas não me critique. Eu zerei o imposto do gás de cozinha. E você, governador, está cobrando ICMS. Exatamente  de quem usa o botijão que é o mais pobre. Vamos zerar o ICMS? O parlamento vai nos apoiar, com certeza ”, afirmou.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.