TCE nega recurso e mantém contas de Ricardo Coutinho reprovadas; caso segue para ALPB

19 agosto

 Decisão ocorreu em sessão nesta quarta-feira (18).

Ex-governador Ricardo Coutinho (Foto: Walla Santos)
João Pessoa (PB) - O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba  (TCE/PB) negou o recurso do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), nesta quarta-feira (18), durante sessão. Com isso, manteve reprovada as contas de 2016 do ex-gestor reprovadas. O caso segue para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Esta foi a segunda tentativa de Coutinho de reformar a decisão do TCE/PB que reprovou suas contas no mês de junho. A decisão foi mantida por unanimidade, ou seja, no âmbito do Tribunal de Contas, o ex governador não tem mais a quem recorrer e o processo será enviado agora a AlLP para julgamento. O recurso foi negado pelos conselheiros Antônio Gomes - relator,  Nominando Diniz, André Carlo e Oscar Mamede.

Sobre as contas rejeitadas, os principais problemas encontrados, que já haviam sido apontados em parecer do Ministério Público de Contas: persistência injustificada de codificados na estrutura administrativa do Estado, contingenciamento financeiro imposto a alguns Poderes e órgãos sem a observância da Lei de Diretrizes Orçamentárias, republicação irregular de decretos de abertura de créditos adicionais, abertura de crédito especial sem autorização legal, não aplicação do índice legal mínimo de 60% do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) na remuneração dos profissionais do magistério, não aplicação do índice constitucional mínimo de 12% da receita de impostos e transferências nas ações e serviços públicos de saúde, ultrapassagem do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal para as despesas com pessoal do Poder Executivo.

A reportagem do ClickPB não conseguiu falar com o ex-governador. 

Do ClickPB
Publicada por F@F em 18.08.2021

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.