PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos destinados à Covid-19 na Paraíba

09 setembro

 

Foto: Reprodução

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação na manhã desta quinta-feira (09) contra o desvio de recursos destinados para combater à Covid-19 na Paraíba.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em João Pessoa, Caldas Brandão, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Alhandra, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz e Lagoa.

Outro detalhe é que os mandados foram expedidos pela 16ª Vara Federal de João Pessoa, 12ª Vara Federal de Guarabira e 8ª Vara Federal de Patos, com pareceres favoráveis da Procuradoria da República. A Operação Select conta com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União.

A investigação

A operação mira a compra de kits de testes rápidos para detecção da Covid-19 com sobrepreço de até 89%, através de procedimentos de dispensas de licitação, em tese fraudados, causando prejuízos ao erário de aproximadamente R$ 2.884.860,50.

Os alvos

A empresa investigada aparece como uma das maiores credoras de municípios paraibanos no ano de 2021 na condição de fornecedora de insumos médicos, embora desempenhasse sua atividade principal em ramo totalmente diverso deste até o início da pandemia. No entanto, a Polícia Federal não divulgou qual seria a empresa.

Com Redação e G1/PB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.