Partidos iniciam convenções partidárias para Eleições 2022 nesta quarta; confira agenda

20 julho

Partidos realizam convenções partidárias em todo o Brasil. A maioria deve deixar para o prazo final de 5 de agosto.

TRE-PB. Foto: Francisco França

A partir desta quarta-feira (20), começam a ser realizadas as convenções partidárias para confirmação dos nomes dos candidatos nas eleições de 2022. Os eleitores da Paraíba vão às urnas no dia 2 de outubro para escolher presidente da República, governador do Estado, um senador, 12 deputados federais e 36 deputados estaduais.

As convenções vão ocorrer até 5 de agosto, conforme determina o calendário estabelecido pela Justiça, de modo presencial, virtual ou híbrida. Após esse prazo, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas e dar início à campanha eleitoral, no dia seguinte, 16 de agosto.

Governadores

Das sete pré-candidaturas ao governo da Paraíba, pelo menos quatro ainda têm indefinições sobre datas e locais para a realização das convenções partidárias dos ‘cabeças de chapa’.

Dentre os confirmados, quem abre a agenda é o PSTU. A convenção eleitoral da legenda será realizada no dia 23 de julho, às 15h, no formato virtual, para referendar as candidaturas do Antônio Nascimento ao governo e Alice Maciel como vice.

Em seguida vem o PRTB. O partido realizará o evento no Domus Hall, no dia 28 de julho, às 16h, para oficializar o nome do ex-deputado Major Fábio como candidato ao governo e do pastor Sérgio Queiroz ao Senado.

Já o PSDB e União Brasil realizarão uma convenção partidária unificada para o lançamento da candidatura de Pedro Cunha Lima ao governo e de Efraim Filho ao Senado. O evento será realizado no próximo dia 31 de julho, às 9h45, na Arena Medow, em Campina Grande.

O MDB deve realizar a convenção partidária no dia 4 de agosto, data em que o presidenciável Lula estará em João Pessoa para evento de adesão à candidatura de Veneziano ao governo. A data e o local ainda não foram oficializada pela equipe do emedebista.

O PSB, que tentará reeleger o governador João Azevêdo, agendou a convenção partidária para o dia 5 de agosto, no Forrock, em João Pessoa. O partido conta com 12 legendas em seu arco de alianças.

O PL ainda não definiu a data da convenção para oficializar a candidatura do comunicador Nilvan Ferreira ao governo e do empresário Bruno Roberto ao Senado. O ato deve acontecer em Campina Grande, provavelmente dia 5 de agosto.

O PSOL ainda não definiu a convenção partidária porque a federação ainda não formalizada, segundo o dirigente partidária Tárcio Teixeira. Inicialmente, a candidatura da professora Adjany Simplicio ao governo estava prevista para esta quarta-feira.

Presidentes

Já para a disputa presidencial, a definição de datas está bem avançada. O primeiro partido a oficializar um nome para a disputa será o PDT, com Ciro Gomes. A convenção da sigla será em Brasília, na quarta-feira (20).

Na quinta-feira (21), será a vez do PT formalizar o nome do ex-presidente Lula em São Paulo. Lula, no entanto, não deve participar do evento. Estará em Recife participando de um ato de pré-campanha ao lado do futuro vice, Geraldo Alckmin. Segundo a presidente nacional do PT, Gleisi Hofmman, Lula participará apenas da convenção do PSB, no dia 29 de julho, em Brasília, quando a chapa seja formalizada.

Já o MDB anuncia oficialmente a senadora Simone Tebet como candidata ao Planalto em 27 de julho, em evento virtual. O nome de Luiz Felipe d’Ávila será confirmado pelo partido Novo, no dia 30, em São Paulo. Também na capital paulista, o União Brasil lançará a candidatura de Luciano Bivar, em 5 de agosto.

Convenções confirmadas na Paraíba:

PSTU – 23 de julho, às 15h, virtual

PRTB – 28 de julho, às 16h, na Domus Hall, em João Pessoa

PSDB/União Brasil –  31 de julho, às 9h45, na Arena Medow, em Campina Grande

PSB – 5 de agosto, no Forrock, em João Pessoa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.