Por que trocar parabólicas com a chegada do 5G à Paraíba?

11 julho

Nova tecnologia de internet móvel irá se utilizar da frequência 3.5 GHz, a mesma pela qual a TV aberta é transmitida via parabólica atualmente.

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Com a chegada do novo serviço de internet móvel na Paraíba, o 5G, os aparelhos parabólicos não vão mais ser utilizados com a finalidade de captar o sinal da TV aberta. Isso porque a nova tecnologia de internet móvel atua na frequência 3.5 GHz, a mesma por onde a TV aberta é transmitida para parabólica atualmente, o que gera uma incompatibilidade nos sinais. 

Por conta disso, cerca de 537.595 domicílios paraibanos vão ter que trocar a parabólica por equipamentos de TV digital para continuarem assistindo a TV aberta quando o 5G chegar ao estado. Os números estimados de domicílios que usam a parabólica na Paraíba são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2019, e foram fornecidos ao Jornal da Paraíba pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

João Pessoa vai ser a primeira cidade paraibana a receber o 5G, com prazo máximo estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) até o final de setembro. Isto faz com que a capital do estado seja a primeira a ter que abrir mão do uso das parabólicas para assistir TV aberta. 

Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, só deve receber a quinta geração de internet móvel a partir do dia 31 de julho de 2026, período no qual também vai ter que passar a não utilizar as parabólicas. 

Alternativa

Com a mudança, a partir da implantação do 5G, quem quer continuar assistindo TV aberta terá que trocar a parabólica por um aparelhos de TV digital, que operam com a frequência na Banda C, um tipo de faixa voltada para esta finalidade. 

Quem fizer parte do Cadastro Único, do Governo Federal, (CadÚnico), poderá receber de graça kits da TV digital para continuarem a assistir a TV aberta.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.