Anvisa decide retirar obrigatoriedade do uso de máscaras em aeronaves e aeroportos no Brasil

18 agosto

 

Nesta quarta-feira (17), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. Apesar da decisão, a agência segue recomendando o uso nesses ambientes.

O uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos era requisitado desde 2020. A retirada do uso obrigatório passa a valer quando a resolução da Anvisa for publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A agência argumenta que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. No entanto, reforça que o uso de máscaras faciais e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

”Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, diz o documento.

Os cinco diretores da agência foram unânimes ao votar pela retirada da obrigatoriedade das máscaras.

A Anvisa liberou, em maio deste ano, o serviço de bordo em aeronaves, mas manteve o uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. Na época, o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado.

No entanto, a agência manteve as seguintes medidas:

– Disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves

– Procedimentos de limpeza e desinfecção

– Sistemas de climatização

– Desembarque por fileiras

– Avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.