Pode votar de bermuda? Tire dúvidas sobre o que pode vestir no dia das eleições

28 setembro

Por não ter um código de vestimenta determinado, muitos eleitores não sabem o que é permitido usar ou não.

Na reta final das eleições de 2022, cresceram entre os eleitores dúvidas sobre o que pode ou não vestir no momento da votação. A quantidade de pesquisas sobre o tema em buscadores do Google, principalmente entre os estados no Nordeste, viralizou no Twitter após um post comentando uma das principais dúvidas: ‘Pode votar de bermuda?’.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode votar de bermuda e chinelo, pois não há lei eleitoral que proíba essas vestimentas. Mas é recomendado bom senso. Por exemplo, não é permitido votar sem camiseta ou usando traje de banho (como sunga, biquíni ou maiô).

No dia da votação, inclusive, os eleitores podem usar bandeiras, broches, adesivos e camisetas dos candidatos. Desde que seja uma manifestação individual silenciosa, sem pedir votos. Por outro lado, a distribuição de camisetas aos eleitores é proibida.

 A exceção vai para os fiscais e mesários, que não podem usar roupas que façam alusão a partido ou candidato. Os fiscais, no entanto, podem usar crachás apenas com o nome do partido ou coligação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.