Lula das Molas voltará à Câmara de Guarabira com Rosane cassada

08 fevereiro


 Depois de decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, nesta segunda-feira (6), que negou recurso da vereadora Rosane Emídio (PROS) e manteve decisão de primeira instância que cassou o seu mandato, anulando todos os votos dos candidatos de sua legenda, o suplente Lula das Molas (PSD) vai assumir a titularidade do mandato nos próximos dois anos.

O TJPB negou as alegações da defesa da vereadora Rosane de que sua filha, que foi candidata e não objete sequer um voto, tenha desistido da candidatura. Na decisão, o relator do processo mostrou que a filha de Rosane fazia postagens em redes sociais pedindo votos para a mãe, mesmo sendo candidata.

A corte entendeu por unanimidade que houve flagrante fraude eleitoral com duas candidatas concorrendo como laranjas, apenas para atingir o percentual obrigatória de 30% de gênero feminino no partido. O TJPB determinou a retotalização dos votos e convocação do suplente.

Presidente do TRE-PB, a desembargadora Fátima Bezerra disse que não foi com alegria que a corte tomou a decisão de cassar os votos dos candidatos do PROS e por consequência o mandato da vereadora. A magistrada disse ainda esperar que sirva de lição e que haja nas próximas eleições o cuidado do cumprimento da lei no processo de candidaturas nos partidos políticos.

O presidente da Câmara, Raimundo Macedo (PSDB) aguarda ser notificado pela Justiça Eleitoral para convocar Lula das Molas, que obteve 861 votos, para ser empossado, o que deve durar pelo menos uma semana para os trâmites legais do processo. O experiente vereador, com seis mandatos consecutivos, atualmente está na condição de secretário de Agricultura de Guarabira e vai deixar a pasta para assumir a vereança.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.