Ibama resgata 85 aves e prende quatro pessoas por tráfico de animais silvestres
Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na manhã deste domingo (18), resultou na apreensão de 85 aves silvestres e na prisão de quatro pessoas na Feira de Oitizeiro, em João Pessoa. A operação, denominada de “Vidas Livres”, teve como objetivo desarticular um dos principais pontos de comercialização ilegal de animais na Paraíba e faz parte de uma mobilização nacional para combater o tráfico de fauna silvestre.
De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, a operação foi fruto de um trabalho prévio de inteligência. “Fizemos um levantamento prévio de inteligência, foram identificados quais foram os principais traficantes e com base nisso hoje foi deflagrada a operação, sendo dado o flagrante nos principais traficantes e feita a apreensão dos animais”, explicou.
Entre as espécies resgatadas estavam azulões, papa-capins, corda-negras, galos-de-campina e garibaldis. As aves estavam acondicionadas em gaiolas pequenas, muitas em condições insalubres, com fezes e sem qualquer cuidado.
Além das aves, 14 armadilhas também foram apreendidas. Os presos e os animais foram levados para a Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa.
Nenhum comentário: