Polícia faz maior apreensão de maconha da história do Nordeste

27 dezembro
A Polícia Civil da Bahia realizou entre os dias 21 e 24 deste mês a maior apreensão de maconha já feita no Nordeste brasileiro. Os detalhes da operação, batizada de Velocidade 5, foram apresentados na tarde desta segunda-feira na sede da Coordenação de Operações Especiais (COE), em São Cristovão do Aeroporto, na capital baiana, pelo delegado geral da corporação, Hélio Jorge Paixão, e pelo diretor do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Jorge Figueiredo.
A ação policial encontrou 16 toneladas e 15 quilos de maconha, prontas para consumo, e 500 gramas de haxixe em três fazendas nos municípios de Cafarnaum e Canarana. A mercadoria renderia aos traficantes, conforme estimativa da polícia, cerca de R$ 8 milhões.
A droga seria destinada ao abastecimento de pontos de tráfico em Salvador e localidades do litoral norte baiano durante o verão e estava acondicionada em cerca de 3 mil sacos - quase a metade deles enterrados nas propriedades rurais e cobertos com lonas. Para transportar a mercadoria ensacada até a sede da COE, em Salvador, os policiais utilizaram um caminhão-baú. A maconha será destruída após a autorização da Justiça.
Nas três propriedades rurais, foram incinerados mais de 10 mil pés da erva com aproximadamente 1,5 metros de altura. Duas das fazendas que foram alvos da ação estavam localizadas em Cafarnaum. O caseiro de uma delas, a Fazenda Boa Nova, foi preso em flagrante por tráfico. Nesta propriedade foram apreendidos 10 toneladas e 440 quilos. Na outra fazenda do município foram encontradas 5 toneladas e 170 quilos de maconha, ensacadas, e o meio quilo de haxixe, que estava escondido sob uma árvore.
Na fazenda situada em Canarana havia 405 quilos de maconha. As investigações apontam que alguns dos proprietários das três roças, cujas identidades são mantidas em sigilo, são procedentes de dois estados nordestinos.

Terra

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.