Brasil vai estrear nas Eliminatórias da Copa de 2018 contra o Chile

26 julho
A confecção da tabela das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, assegurou a presença de Neymar no clássico contra a Argentina, em novembro, ao determinar previamente que os rivais se enfrentarão na terceira rodada. No entanto, o sorteio deste sábado, em São Petersburgo, que estabeleceu a ordem dos demais jogos, não foi tão favorável à seleção. Afinal, diante da certeza de que Neymar tem dois jogos de suspensão a cumprir, o adversário sorteado para a estreia foi indigesto: o Chile, em outubro, em Santiago.
Caminho do Brasil
Como a possibilidade de enfrentar a Argentina na estreia já estava exlcuída, é possível dizer que coube ao Brasil a pior opção disponível para a primeira rodada. O time de Dunga iniciará sua caminhada para chegar à Russia justamente em um dos confrontos considerados mais duros nas 18 rodadas da competição qualificatória, diante do campeão da Copa América. Em seguida, no entanto, o Brasil fará, ainda sem Neymar, um jogo aparentemente mais acessível. Vai receber, também em outubro, a Venezuela.
Os dez países jogarão em sistema de pontos corridos, com turno e returno. Os quatro primeiros estarão diretamente classificados para o Mundial. O quinto colocado jogará uma repescagem que, ao que tudo indica, colocará a seleção sul-americana diante de um rival palatável. O sorteio indicou que o adversário virá da Oceania.
A cada data-fifa, serão jogadas duas rodadas da competição. Ou seja, cada convocação de Dunga deverá abranger duas partidas. Após as duas rodadas inaugurais, a seleção volta a jogar em novembro, quando irá à Argentina e, em seguida, receberá o Peru.
Já em 2016, o Brasil abrirá seus compromissos pelas eliminatórias enfrentando o Uruguai, em casa, pela quinta rodada. Depois, vai ao Paraguai. Outro confronto que cresceu em rivalidade recentemente, o primeiro duelo com a Colômbia está previsto para a oitava rodada, no Brasil. A competição termina no segundo semestre de 2017.
A primeira rodada das eliminatórias reservou à Argentina uma estreia mais tranquila, ao menos no papel. O time vice-campeão da Copa América joga em casa contra o Equador. Depois, vai ao Paraguai. Os outros jogos da primeira rodada são: Colômbia x Peru, Venezuela x Paraguai e Bolívia x Uruguai.
CONFRONTOS NA ÁFRICA
Como as Eliminatórias da Ásia já estão em sua fase de grupos, não houve sorteio para o continente. Mas África, América do Norte e Central e Oceania conheceram seus jogos na primeira fase e os grupos dos seus respectivos torneios.
Na África, haverá duas fases de mata-mata antes da fase de grupos. As seleções mais bem colocadas do continente no ranking (Camarões, Tunísia, Guiné, Congo, Egito, Gana, Nigéria, Mali, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Senegal, Cabo Verde e Argélia) aguardarão os confrontos entre as seleções mais fracas do continente para conhecerem seus adversários. Os vencedores desta fase de mata-mata formarão cinco grupos de quatro equipes. O campeão de cada chave estará classificado para a Copa da Rússia.
Veja como ficaram os jogos:
Somália x Nigér (o vencedor pega Camarões)
Sudão do Sul x Mauritânia (o vencedor pega a Tunísia)
Gâmbia x Namíbia (o vencedor pega Guiné)
São Tomé e Príncipe x Etiópia (o vencedor pega Congo)
Chade x Serra Leoa (o vencedor pega o Egito)
Comoros x Lesotho (o vencedor pega Gana)
Djibouti x Suazilândia (o vencedor pega a Nigéria)
Eritreia x Botswana (o vencedor pega o Mali)
Ilhas Seychelles x Burundi (o vencedor pega a República Democrática do Congo)
Libéria x Guiné-Bissau (o vencedor pega a Costa do Marfim)
República Centro Africana x Madagascar (o vencedor pega o Senegal)
Ilhas Maurício x Quênia (o vencedor pega Cabo Verde)
Tanzânia x Malawi (o vencedor pega a Argélia)
Sudão x Zâmbia
Líbia x Ruanda
Marrocos x Guiné Equatorial
Moçambique x Gabão
Benin x Burkina Faso
Togo x Uganda
Angola x África do Sul
DUELOS NA CONCACAF
Na Concacaf, haverá uma fase preliminar entre as seleções menos tradicionais do continente. Quem passar do mata-mata será colocada em um dos três grupos na segunda fase. A partir daí, os dois melhores de cada chave se classificam para o hexagonal final. Nesta fase, os duelos serão em jogos de ida e volta. Os três melhores se classificam para a Copa, enquanto o quarto colocado disputará uma repescagem mundial contra um representante da Ásia.
Veja como ficaram os jogos da primeira fase:
Curação x El Salvador (vencedor vai para o grupo A)
Canadá x Belize (vencedor vai para o grupo A)
Granada x Haiti (vencedor vai para o grupo B)
Jamaica x Nicarágua (vencedor vai para o grupo B)
São Vicente e Granadines x Aruba (vencedor vai para o grupo C)
Antigua e Barbuda x Guatemala (vencedor vai para o grupo C)
Grupos da segunda fase:
Grupo A – Honduras e México
Grupo B- Panamá e Costa Rica
Grupo C – Trinidad e Tobago e Estados Unidos
OCEANIA
Na Oceania, as seleções serão divididas em dois grupos de quatro equipes. Apenas o campeão do continente vai disputar uma repescagem contra o quinto colocado da América do Sul.
Falta apenas definir um representante do grupo A, que será a melhor seleção da fase preliminar numa chave formada por Samoa Americana, Ilhas Cook, Samoa e Tonga. Assim ficaram as chaves:
Grupo A – Taiti, Nova Caledônia, vencedor da primeira fase e Papua Nova Guiné
Grupo B – Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Fiji e Vanuatu

O Globo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.