Ao lado de amigos conclui o Curso Técnico de Vigilância em Saúde "Jaelson Monteiro"

30 setembro
Após dois anos de capacitação, profissionais voltados a saúde de diversos municípios da região de Guarabira estão preparados como verdadeiros vigilantes em saúde. O curso de técnico de vigilância em saúde oferecido pelo Centro Formador de Recusrsos Humanos da Paraíba - Cefor-PB em parceria com a Prefeitura de Guarabira foi realizado no Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura do município – CIEC e teve o seu término no último sábado, 26, onde a turma apresentou a sua defesa do TCC.

De acordo com a aluna Fabiana Fernandes, que é agente comunitária de saúde em seu município, Pirpirituba, que nos disse que o curso foi um ‘presente’ em sua vida – foram oferecidas 40 vagas, e as aulas aconteciam todas as sextas-feiras e sábados, naquele importante complexo educo-esportivo-cultural do município de Guarabira, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação.

- Fabiana fazendo a sua defesa do TCC (Foto: Reprodução/Facebook)
- Este curso foi um presente em minha vida. De grande importância na minha formação profissional, uma contribuição de peso e enriquecedora. Com toda a certeza me proporcionou além dos conhecimentos adquiridos, uma ótica vigilante, inovadora e analítica a respeito de atuações nos serviços e programas de saúde – ressaltou a agente.

Ainda, conforme Fabiana, o curso era focado em 5 módulos; introdutório com todas as legislações do Sistema Único de Saúde – SUS e a sua história de estruturação e fundação, sendo a base de tudo. Em seguida vieram vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, vigilância sanitária e por fim, saúde e segurança do trabalhador. Ministrados por facilitadores de grande potencial em conhecimentos na área da saúde, e destaca a farmacêutica guarabirense Harllane Herculano, como exemplo.

- A educação permanente deveria estar sempre presente na vida de profissionais que lidam e valorizam a vida humana como forma de reciclagem, numa cada vez mais eficiente capacitação e formação profissional. Há uma necessidade gritante de profissionais capacitados, qualificados e a formação é um fator chave para tal avanço em todas as áreas – concluiu Fabiana

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.