Clarice Lispector entra na lista de melhores de 2015 do 'New York Times'

30 novembro
Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,deputado-jardel--ex-jogador-do-gremio--e-afastado-da-assembleia-gaucha-por-corrupcao,10000003358
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Clarice Lispector (Foto: Site oficial)

Coletânea de contos 'The complete stories' saiu lá fora neste ano. 
'Voz autêntica da América Latina', diz jornal, citando ainda Machado de Assis.

Uma coletânea de contos de Clarice Lispector (1920-1977), publicada em julho deste ano nos Estados Unidos com o título "The complete stories", entrou na lista dos 100 melhores livros de 2015 feita pelo jornal americano "The New York Times".
O anúncio foi feito na sexta-feira (27). Quem vota são os editores do suplemento "The New York Times Book Review". As obras não são listadas em ordem de colocação e se dividem em dois segmentos: Ficção & Poesia e Não Ficção.
"A brasileira foi uma das verdadeiras [vozes] autênticas da literatura latino-americana", descreve o texto a respeito do livro de Clarice, citando ainda o argentino Jorge Luis Borges, o mexicano Juan Rulfo e o também brasileiro Machado de Assis como outros exemplares desses "inovadores".

O trecho está na crítica assinada por Terrence Rafferty e publicada em 27 de julho, na época do lançamento de "The complete stories", que tem tradução de Katrina Dodson e edição de Benjamin Moser, biógrafo de Clarice.

Na resenha, Rafferty escreve ainda que o livro é "notável" e que "há um sopro de loucura na ficção de Clarice Lispector". "Frase por frase, página por página, Lispector é divertidamente e cativantemente estranha, mas as perceções dela surgem tão rápido e desviam tão selvagemente entre o mundano e o metafísico, que depois de um tempo você não sabe mais onde você estão, tanto no livro como no mundo fora dele", diz o crítico.
G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.