Iraque afirma ter soldados suficientes para lutar contra o Estado Islâmico

30 novembro

Senadores americanos defenderam envio de tropas estrangeiras adicionais.
País diz aceitar reforço em armas, formação e apoio aéreo.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, afirmou nesta segunda-feira (30) que seu país tem oficiais suficientes para lutar contra o grupo Estado Islâmico (EI), depois que dois senadores americanos defenderam o envio de tropas estrangeiras adicionais.
"O governo iraquiano recebe favoravelmente um reforço do apoio em armas, formação e em apoio (aéreo) da parte dos sócios internacionais em nossa guerra contra o Daesh (acrônimo do EI em árabe)", afirmou Abadi.
"Mas confirmamos que o Iraque tem homens suficientes e a vontade de lutar contra o Daesh e outros grupos criminosos", completou.
Abadi reagiu desta maneira às declarações de dois senadores americanos que pediram o envio de 100 mil soldados estrangeiros, em sua maioria de países sunitas, mas também americanos, para combater o EI.
O apelo foi feito por John McCain, presidente do Comitê das Forças Armadas do Senado, durante uma visita a Bagdá, e Lindsey Graham.
Centenas de conselheiros americanos auxiliam há vários meses as tropas iraquianas e alguns deles ajudaram neste mês os combatentes curdos a recuperar o controle da cidade de Sinjar (norte) do EI.
G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.