Conheça os principais pré-candidatos ao Governo da Paraíba já declarados

23 abril
Pelo menos quatro políticos já se declararam pré-candidatos ao cargo de governador da Paraíba. A eleição acontece no mês de outubro, mas os candidatos têm até o dia 15 de agosto para oficializar o registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (veja lista abaixo em ordem alfabética).



João Azevedo (PSB)

João Azevedo (PSB) foi exonerado do cargo de secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba no dia 5 de abril para disputar o cargo de governador da Paraíba pelo PSB.
Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1988, foi secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa, secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux (2004) e chefe de Gabinete da Sedurb (2005). No mesmo ano foi assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação, em dezembro, como secretário adjunto.

José Maranhão (MDB)

José Maranhão (MDB) é o pré-candidato indicado pelo partido para disputar as eleições para o Governo da Paraíba. Embora o parlamentar se afirme pré candidato, ainda não houve anúncio oficial do partido até este sábado (21).
Maranhão foi eleito vice-governador em 1994, com Antônio Mariz. Com a morte do governador, ele assumiu o cargo principal do Estado e, em 1998 disputou a reeleição, ganhando a disputa com 81% dos votos válidos.
Em 2002, José Maranhão renunciou ao governo para sair candidato ao senado. Na disputa, foi eleito senador da Paraíba. Em 2009, assumiu novamente o governo da Paraíba, pois o candidato eleito, Cássio Cunha Lima (PSDB) foi cassado pelo TSE. Em 2014, José Maranhão disputou o senado pela segunda vez onde permanece até hoje.

Lucélio Cartaxo (PV)

A pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) foi confirmado na manhã deste sábado (21), durante a posse da nova diretoria estadual do partido. O ex-superintendente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), em João Pessoa, e ex-presidente da Companhia Docas, na Paraíba, assume a disputa com apoio do PSDB.
Lucélio é irmão gêmeo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que, no início de março de 2018, anunciou que não deixaria a prefeitura da capital para se candidatar ao governo. Lucélio Cartaxo (PT) foi candidato a senador na eleição de 2014, obteve quase 522 mil votos, mas não foi eleito.

Tárcio Teixeira (PSOL)

Tárcio Teixeira (PSOL) também é pré-candidato ao governo do Estado nas eleições 2018. O assistente social foi o primeiro a lançar seu nome para a pré-candidatura. Em 2014, Tárcio também se candidatou ao governo da Paraíba, mas obteve 0,43% dos votos no primeiro turno. Tárcio Teixeira é assistente social e presidente do PSOL na Paraíba.

Com G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.