João Azevedo é eleito governador da Paraíba com quase 60% dos votos
João Azevedo (PSB) foi eleito governador da Paraíba neste domingo (7). O candidato obteve 58% dos votos válidos no primeiro turno das Eleições 2018, até 20h30, quando a Justiça Eleitoral contabilizava 92% da apuração concluída. Lucélio Cartaxo (PV) obteve 24% dos votos, Zé Maranhão (MDB), 17%, Tárcio Teixeira (PSOL), 0,8% e Rama Dantas (PSTU), 0,1%.
O candidato ao governo da Paraíba, João Azevedo (PSB) que tem como vice da chapa a candidata Lígia Feliciano (PDT), nasceu em 1953, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Em 1979 ele se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, no ano seguinte, assumiu a diretoria da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (IPEP), quando também terminou a pós-graduação em metodologia do ensino técnico.
João Azevedo foi professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), chefe da assessoria de planejamento econômico da Urban. Em 1986 ele assumiu a secretaria de serviços urbanos da prefeitura de João Pessoa e em 2003 ocupou o cargo de secretário de planejamento da prefeitura de Bayeux. Na vida pública, o candidato também passou pela chefia de gabinete da Sedurb, assessoria da Seplan e secretaria de habitação.
Em 2007, João assumiu a secretaria de infraestrutura de João Pessoa e, em 2011, tornou-se secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, função da qual foi exonerado no dia 5 de abril de 2018 para disputar o cargo de governador.
O período de campanha eleitoral começou no dia 16 de agosto, no primeiro turno, e foi encerrado no dia 6 de outubro, com uma duração de 52 dias. O G1 acompanhou o cumprimento das agendas de campanha de todos os candidatos ao governo da Paraíba, momento em que as propostas de governo são apresentadas paulatinamente.
Resultado da eleição para governador da Paraíba
- João Azevedo (PSB): 58%
- Zé Maranhão (MDB): 23%
- Lucélio Cartaxo (PV): 17%
- Tárcio Teixeira (PSOL): 0,8%
- Rama Dantas (P
Nenhum comentário: