Como controlar ansiedade e dormir melhor? Veja 3 técnicas de respiração mais eficientes

01 julho

© fizkes/Shutterstock fizkes/Shutterstock

O simples hábito de prestar atenção na respiração durante alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença na sua vida. Respirar corretamente não só faz bem para a saúde, como também tranquiliza o corpo e a alma.

Benefícios da respiração

Um dos muitos estudos que comprovam esses benefícios destaca que o ato de respirar conscientemente estimula a atividade cerebral e traz maior controle emocional, relaxamento e concentração. Veja outras vantagens:

1. Combate estresse

Quando alguém te diz para ficar calma e respirar fundo, confie neste conselho, pois tem comprovação científica. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram que respirar devagar ativa uma parte do cérebro que promove tranquilidade e ameniza o estresse.

2. Diminui ansiedade

Exercícios de respiração tiveram resultados positivos em pessoas com depressão e ansiedade submetidas a um experimento no Hospital Fatebenefratelli e Oftalmico de Milão, na Itália.
Ao longo de seis meses, 69 pacientes frequentaram sessões de ioga focadas na respiração, e todos eles apresentaram melhoras significativas. O estudo apontou que meia hora de exercícios diários é o suficiente para reduzir drasticamente os níveis de ansiedade e depressão.

3. Ajuda a dormir melhor

Outro estudo, da Universidade de Augusta, nos Estados Unidos, concluiu que exercícios de respiração pode ter mais efeito no combate à insônia do que medicamentos e técnicas de hipnose.

Exercícios de respiração


© kosmos111/Shutterstock kosmos111/Shutterstock
Existem várias técnicas diferentes de respiração, mas todas elas seguem alguns preceitos: manter a coluna ereta, mover apenas a parte baixa do abdômen, contar o tempo de inspiração retenção e expiração. Estes são os exercícios mais conhecidos:

Respiração quadrada

Muito utilizada na ioga, esta técnica usa apenas as narinas para inspirar e expirar. Primeiro, inspire durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por mais quatro segundos. Expire por quatro segundos e conte mais quatro antes de começar a inspirar novamente.

Narinas alternadas

Mais um exercício derivado da ioga, consiste em fechar uma das narinas durante a inspiração, trocar a narina tampada enquanto o ar estiver no pulmão e expirar pela outra narina.

4-7-8

O médico norte-americano Andrew Weil fez sucesso na internet com esta prática que promete fazer pegar no sono em segundos. Com a língua no céu da boca, inspire pelo nariz durante quatro segundos. Mantenha o ar no pulmão por sete segundos. E expire pela boca, fazendo barulho, até contar oito.

vix.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.