Secretaria de Saúde confirma dois primeiros casos do novo coronavírus em Guarabira

23 abril
A Secretaria de Saúde de Guarabira confirmou, nesta quinta-feira (23), os dois primeiros casos positivos do novo coronavírus na cidade. Os infectados são de uma mãe e filho e os testes foram realizados no Hospital Regional de Guarabira, no Agreste paraibano.
Os resultados foram divulgados após os pacientes terem apresentados os sintomas do coronavírus. Em nota, a SMS diz que uma das pacientes, a profissional de saúde SSL, 50 anos, apresentou sintomas há cerca de 10 dias e encontra-se no momento com sintomas brandos. Já o paciente FMSL, 29 anos, empresário, residindo atualmente em João Pessoa, mas com residência também em Guarabira, encontra-se sem sintomas no momento e também continua em isolamento. Confira a nota completa no final da reportagem. 
O filho, um jovem, que mora em João Pessoa e veio para Guarabira no feriado da Páscoa disse, em áudio nas redes sociais, que começou a apresentar os sintomas, como a perda do paladar ainda em João Pessoa, onde mora e divide um apartamento com um colega – que também testou positivo.
Segundo o prefeito Marcus Diogo (PSDB), com os primeiros casos, os cuidados serão redobrados quanto ao uso de equipamentos de proteção individual. O gestor também confirmou que mesmo com os casos, o comércio de Guarabira continuará funcionando das 8 às 14h.

NOTA TÉCNICA – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUARABIRA
Comunico que na manhã desta quinta-feira 23/04/2020, foram testados 4 pessoas para a COVID-19, sendo 2 negativos e 2 positivos. A profissional de saúde SSL, 50 anos, apresentou sintomas há cerca de 10 dias e encontra-se no momento com sintomas brandos, em isolamento domiciliar. O jovem FMSL, 29 anos, empresário, residindo atualmente em João Pessoa, mas com residência também em Guarabira, sem sintomas no momento e também continua em isolamento.
Importante ressaltar que a origem dos sintomas aconteceu a aproximadamente 10 (dez) dias, portanto o contágio ocorreu há um período superior a esse não existindo relação alguma com a abertura de casas comerciais no município. Deveremos continuar com todos os cuidados necessários, fazendo isolamento social, utilizando-se do comércio somente quando estritamente necessário, usando fundamentalmente máscaras e respeitando a distância mínima de 2 metros entre as pessoas, além de evitar terminantemente as aglomerações.
Continuaremos realizando todas as medidas preventivas, avaliando todo o cenário do território do município e tomando as decisões cabíveis e necessárias. Continuamos trabalhando e contando com a consciência de toda a nossa população para passarmos de maneira menos lesiva, por essa pandemia.
Fernanda Macedo
Secretária de Saúde
ManchetePB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.