Campeonato paraibano já tem data de volta; veja a situação de cada campeonato pelo Brasil

08 julho
Nesta quarta-feira, voltam os jogos do Campeonato Catarinense após a paralisação em razão da epidemia do novo coronavírus. É o segundo estadual a retornar no Brasil, depois apenas do Carioca, que recomeçou no dia 18 de junho.
Um torneio já teve seu fim decretado: o Amazonense. E os outros? Quando voltam os estaduais? Veja abaixo a situação de cada campeonato. Vale lembrar que a CBF determinou que as Séries A, B e C do Brasileiro começarão no fim de semana de 8 e 9 de agosto.
Estaduais vivem cenários diferentes pelo país (Foto: Infografia/GE)

EM ANDAMENTO

Campeonato Carioca
O Carioca recomeçou no dia 18 de junho e pode acabar nesta quarta-feira. Se conquistar a Taça Rio, o Flamengo será campeão estadual. Se o Fluminense vencer, haverá duas partidas entre os times para definir o título.

COM DATA MARCADA
8 de julho – Campeonato Catarinense
O Campeonato Catarinense retorna nesta quarta-feira. Dois jogos abrem as quartas de final: Criciúma x Marcílio Dias e Chapecoense x Avaí. No dia seguinte, a fase decisiva terá ainda Juventus x Figueirense e Joinville x Brusque. Todas as partidas serão sem a presença de público.

18 de julho – Campeonato Paraibano
Os clubes já retomaram os treinos, e a volta do campeonato está marcada para 18 de julho. Só haverá mudança em caso de piora da situação da pandemia no estado.

26 de julho – Campeonato Mineiro
Reunião nesta terça definiu a volta do Campeonato Mineiro para o dia 26 de julho. Faltam duas rodadas para o fim da primeira fase, além de semifinais e final.

1 de agosto – Campeonato Paraense
No Pará, após várias reuniões, os clubes conseguiram entrar em consenso, e a federação local marcou a retomada para o dia 1 de agosto. Não haverá público nem rebaixamento, e todas as partidas serão disputadas em Belém.

1 de agosto – Campeonato Maranhense
O torneio estava previsto para voltar no dia 5 de agosto. Mas, como a CBF anunciou o início da Série B do Brasileiro para o dia 8, a federação teve que mudar os planos por conta da participação do Sampaio Corrêa em ambas as competições. Assim, a FMF antecipou o reinício do estadual para 1 de agosto.

COM PREVISÃO DE VOLTA
18 de julho – Campeonato Alagoano
A intenção de clubes e federação é retomar o Alagoano no dia 18 de julho, mas falta o aval das autoridades estaduais. De olho também na Série B do Brasileiro, CRB e CSA voltaram a treinar no dia 23 de junho. Os times do interior seguem parados. O ASA, por exemplo, dispensou todo o elenco.

18 de julho – Campeonato Brasiliense
A federação trabalha com a previsão de retorno no dia 18 de julho, mas a secretária de esporte, Celina Leão, já falou em volta em agosto. Por enquanto, o governo liberou apenas o retorno aos treinos – sem contato físico entre os atletas – para os clubes que consigam fazer testes semanais de Covid-19 nos elencos e funcionários.

20 de julho – Campeonato Cearense
O Campeonato Cearense deve ter o reinício liberado pelo Governo do Estado do Ceará no dia 20 de julho. Até o momento, seis dos oito clubes do estadual já retornaram os treinos. Os jogos restantes serão em Fortaleza.

25 de julho – Campeonato Sergipano
A volta do campeonato deve acontecer no dia 25 de julho. A data foi definida em reunião entre a Federação Sergipana de Futebol e representantes dos clubes que participam do quadrangular final. Porém, ainda falta o aval das autoridades estaduais.

Novembro – Campeonato Rondoniense
O torneio volta em novembro, com apenas cinco times na disputa. Depois da confirmação da nova data pela federação, seis clubes desistiram de continuar no Estadual, tendo em vista que a entidade garantiu que os clubes desistentes não sofrerão nenhuma penalidade. Entre eles, o atual campeão, o Vilhenense.

SEM PREVISÃO DE VOLTA
Campeonato Acreano
Ainda não há data de retorno, e os clubes seguem proibidos de treinar. A federação quer agendar uma reunião com a Prefeitura de Rio Branco para apresentar um protocolo alinhado com o da CBF voltado para a realidade local, para tentar fazer com que as autoridades autorizem o retorno das atividades.

Campeonato Amapaense
A Prefeitura de Macapá prorrogou até o dia 3 de agosto o decreto que proíbe a realização de eventos esportivos na cidade. Com isso, o Campeonato Amapaense segue sem data definida para retorno. Os clubes continuam proibidos de treinar.

Campeonato Baiano
Ainda não há uma data para o retorno do campeonato, porém a federação vive a expectativa de retomar a competição ainda neste mês de julho. Para isso, depende da liberação do governo. O que já está decidido é que o Baianão não será disputado em uma única sede.

Campeonato Capixaba
O torneio continua sem data prevista para retornar. A federação aguarda o aval do governo do estado para liberar a volta dos clubes aos treinos e, num segundo momento, determinar a data de retorno do torneio.

Campeonato Gaúcho
A federação propôs o reinício no dia 19 de julho, mas o governo já descartou informalmente essa data e sinaliza com a liberação no fim do mês ou no início de agosto. A FGF trabalha com o dia 26 como data-limite, a fim de evitar conflito com o calendário da CBF. Diante da indefinição, cresce, nos bastidores, a possibilidade de o campeonato ser dado como encerrado.

Campeonato Goiano
O torneio dificilmente será retomado antes do fim do ano. A maioria dos clubes do interior não tem condição financeira de remontar os elencos. Uma ideia que agrada aos clubes menores é retomar o Goianão em dezembro. Dessa forma, os elencos seriam formados para encerrar o campeonato de 2020 e começar o de 2021.

Campeonato Mato-Grossense
Em Mato Grosso, a federação local e os oito times que seguem na competição decidiram terminar o estadual dentro de campo. Porém, ainda sem data definida. Apenas o Cuiabá, que disputa a Série B do Brasileiro, realiza treinos. A maioria dos clubes quer o retorno em novembro ou dezembro.

Campeonato Paranaense
A federação queria retomar o torneio em 15 de julho. A carta de intenções foi encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que disse não considerar o momento adequado para a discussão. Junto a isso, o governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba ampliaram medidas de isolamento. Na capital, autoridades determinaram a suspensão das atividades dos clubes.

Campeonato Paulista
A Federação Paulista de Futebol solicitou nesta terça-feira ao governo do estado que o torneio seja reiniciado dia 22 de julho. A volta, porém, ainda depende do aval do governador João Doria e dos órgãos de saúde. Caso a data seja confirmada, o Paulistão terminará exatamente no fim de semana de início do Brasileirão, previsto para 9 de agosto.

Campeonato Pernambucano
O retorno do torneio depende neste momento da autorização do governo do estado, que está em processo de flexibilização das atividades. Ainda não há data definida. Os clubes da capital retomaram os treinos no dia 15 de junho, e os do interior já estão quase todos de volta às atividades.

Campeonato Piauiense
A data de retorno segue indefinida. Nas últimas semanas, ganhou força a proposta de retomar o torneio apenas em novembro – intuito é fugir do pico da Covid-19 e unir a reta final com a pré-temporada de 2021. Os dirigentes aguardam uma posição final da CBF em relação à Série D para avaliar o melhor encaixe no calendário.

Campeonato Potiguar
A retomada do futebol no Rio Grande do Norte ainda não tem data definida. A federação apresentou protocolo elaborado por uma comissão médica à Secretaria Estadual de Saúde Pública, mas ainda não recebeu o aval para que os clubes voltem aos treinos. Por isso, o América-RN decidiu realizar intertemporada de 10 dias em Pernambuco.

Campeonato Roraimense
A Federação Roraimense de Futebol aguarda liberação das autoridades para projetar o retorno do futebol no estado. Até então, nenhum protocolo foi adotado para a retomada, e não há data de volta definida.

Campeonato Sul-Mato-Grossense
Os clubes decidiram apenas que a competição deve ser finalizada em campo em 2020, sem data definida de retorno. O plano inicial é de volta do campeonato em dezembro.

Campeonato Tocantinense
O torneio está sem data definida de volta, e os clubes ainda não tiveram autorização para treinar. Por enquanto, os jogadores fazem atividades apenas em casa.

ENCERRADO
Campeonato Amazonense
O Amazonense é o único estadual que foi encerrado, em decisão tomada ainda no dia 20 de março. Uma reunião será marcada com os oito clubes para definir mais detalhes sobre o término. Se haverá campeões ou rebaixados e quem herdará as vagas em torneios nacionais.

ManchetePB
com GE

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.