Alopecia, a doença que motivou tapa no Oscar: entenda o problema

29 março

 Confusão entre os atores Will Smith e Chris Rock colocou a doença em evidência.

Reprodução G1

O que é Alopecia, doença que motivou tapa no Oscar.

Talvez o Oscar 2022 seja lembrado não pela consagração de No ritmo do coração como o grande vencedor da noite, mas  pelo tapa que Chris Rock levou no rosto após fazer uma piada  sobre o corte de cabelo adotado pela atriz Jada Pinkett Smith. Ela é esposa do ator Will Smith, vencedor na categoria melhor ator e autor do agressão.

Jada sofre de uma condição hereditária chamada Alopecia areata.

Alopecia areata

A alopecia areata tem envolvimento do sistema imunológico. Ela é considerada uma doença autoimune por que o nosso organismo passa a  reconhecer os pêlos e folículos pilosos como invasores e ativa o sistema de defesa contra células do próprio corpo.

A doença pode ter início em em qualquer idade, havendo um pico de incidência entre os 20 e os 50 anos, sendo que 60% dos doentes apresentam o primeiro episódio da doença antes dos 20 anos.

Ela pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, com uma maior incidência em homens.

É importante diferenciar a alopecia areata da alopecia  androgenética, que está relacionada à queda de cabelos geneticamente determinada e tem forte associação com alterações hormonais. Homens e mulheres são afetados pela calvície, que se torna mais aparente a partir dos 40 ou 50 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos.

O cabelo mais ralo é o principal sintoma da calvície. Nos homens, as áreas mais abertas são a coroa e a região frontal, conhecida como as típicas “entradas”. Nas mulheres, a região central é mais acometida. Apesar de genética, fatores podem piorar a calvície, como a menopausa e o uso de suplementação de hormônios masculinos.

Aspectos clínicos

Na alopecia areata, os pacientes relatam perda repentina de cabelos e o surgimento de áreas sem cabelo.

Ano passado, na edição 21 do BBB, da Rede Globo, as falhas no cabelo do participante Lucas Penteado chamaram a atenção. Depois que saiu do confinamento, Lucas afirmou que sofria de alopecia areata.

A lesão característica da doença é uma zona sem cabelos ou pelos, lisa, com coloração da pele normal atingindo o couro cabeludo ou qualquer área do corpo.

As placas de alopecia areata são habitualmente assintomáticas, embora vários doentes queixem-se de sensações dormência ou coceira no local, dor ou até sensação de ardor.

Alopecia, doença que motivou tapa no Oscar, pode também causar problemas de relacionamento. Ano passado, nas redes sociais, se discutia se o comportamento de Lucas no programa tinha ou não relação com a doença. Ele desistiu do

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.