Espetáculo do Pavão Misterioso será apresentado em Guarabira

10 junho

 

Guarabirense Nana Rodrigues assina e dirige a peça.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, contemplado no edital do Prêmio Neide Polari de Teatro e Dança, da Lei Aldir Blanc em Guarabira, estará se apresentando gratuitamente na próxima segunda-feira (27), 20h, no Teatro Municipal Geraldo Alverga.

A proposta foi contemplada em nome da proponente Silvania Rodrigues Nunes (Nana Rodrigues), que assina a direção e dramaturgia da peça. Trata-se de mais uma ação da Lei Aldir Blanc no município, com produção da Cia. Cênica Torre de Papel.

A obra Romance do Pavão Misterioso é o maior clássico do cordel. Folheto mais vendido em todos os tempos, foi escrito por José Camelo de Melo Rezende no final dos anos 20.

A palavra “romance” no título garante tratar-se de uma narrativa feita nos moldes tradicionais: tem 32 páginas, em versos de sete sílabas ou redondilhas maiores, e sua matéria diz respeito a uma aventura de amor e de heroísmo.

O enredo do Romance do Pavão Misterioso é a aventura de um rapaz, chamado Evangelista, que ao contemplar a beleza de Creuza, donzela conservada prisioneira pelo conde (seu pai), sente-se invadido por um forte desejo: tirar a moça do sobrado do conde e tomá-la como mulher. Evangelista foge com Creuza, ajudado por um pavão mecânico.

Com CODECOM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.