5G começa a ser ativado em João Pessoa nesta sexta-feira (29)

26 julho

Nova tecnologia de internet móvel permite internet mais rápida, com conexão mais estável.

 

O 5G começa a operar em João Pessoa nesta sexta-feira (29), segundo o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, informou em entrevista ao jornal O Globo. 

Moisés Moreira também é presidente do grupo ‘Gaispi’, responsável por acompanhar a instalação da nova rede de internet móvel no país. O Ministério das Comunicações e as operadoras que venceram a licitação pelo novo serviço no Brasil, também compõem o grupo.

Segundo Moreira, ao portal g1, a ‘Siga Antenado’, entidade criada por Claro, TIM e Vivo, as vencedoras do leilão do 5G, já concluiu a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento da nova tecnologia em João Pessoa, como torres e filtros para evitar interferências no sinal. 

Testes do 5G já foram iniciados nesta segunda-feira (25) e, segundo o conselheiro, nenhum problema que impediria a execução da operação do sinal na frequência 3.5 GHZ foi constatado. Além disso, na quarta-feira (27), uma reunião do ‘Gaispi’ marcará a autorização de forma oficial para o começo da utilização da nova tecnologia na capital paraibana. 

Nesta fase de implantação do 5G no país, Belo Horizonte e Porto Alegre são as outras capitais brasileiras que vão começar a receber o sinal. 

O 5G, que foi implantado primeiro em Brasília, promete entregar mais velocidade de internet ao consumidor, seja para baixar ou enviar arquivos, além de fornecer uma conexão mais estável. No entanto, somente aparelhos que tiverem compatibilidade com a nova tecnologia poderão usar o sinal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.