Suspeito de ataque contra Salman Rushdie se declara inocente, diz advogado

15 agosto

 

O homem suspeito de esfaquear o renomado autor Salman Rushdie no oeste de Nova York se declarou inocente neste sábado (13) de tentativa de assassinato em segundo grau e outras acusações, diz seu advogado.

Hadi Matar, 24, é acusado de esfaquear Rushdie — cujo trabalho controverso provocou ameaças de morte — em um discurso na sexta-feira, disseram autoridades.

Hadi, morador de Nova Jersey, também foi acusado de agressão em segundo grau, com intenção de causar lesão física com arma mortal. Hadi se declarou inocente, de acordo com Nathaniel Barone, seu defensor público.

A possibilidade de fiança foi recusada e ele foi detido na Cadeia do Condado de Chautauqua. A próxima aparição de Hadi no tribunal é sexta-feira (19).

Rushdie, 75, foi esfaqueado no palco da Instituição Chautauqua antes de dar uma palestra, disse a polícia do estado de Nova York na sexta-feira. Ele foi levado de helicóptero para um hospital no noroeste da Pensilvânia e passou por uma cirurgia, disse um oficial da polícia da Pensilvânia. O hospital disse que não tinha nenhuma atualização para fornecer sobre sua condição no sábado.

Os ferimentos de Rushdie incluíram três facadas no lado direito da frente do pescoço, quatro facadas no estômago, uma perfuração no olho direito, uma perfuração no peito e uma laceração na coxa direita, de acordo com o promotor público do condado de Chautauqua, Jason Schmidt, que forneceu detalhes dos ferimentos durante a acusação de Hadi.

Rushdie pode perder o olho direito, acrescentou o promotor do condado.

Na sexta-feira, Rushdie foi colocado em um respirador e não conseguiu falar, disse seu agente, Andrew Wylie, ao The New York Times. “Os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e danificado”, disse Wylie. “A notícia não é boa.”

O FBI está trabalhando com autoridades locais e internacionais em sua investigação sobre o ataque, incluindo “parceiros internacionais no Reino Unido para fornecer recursos adicionais, já que a vítima tem dupla cidadania entre Reino Unido e EUA“, disse um porta-voz.

Suspeito descrito como quieto e reservado

O ataque ocorreu por volta das 10h45, quando Rushdie estava sendo apresentado, disse uma testemunha. Um homem de camisa preta parecia estar “socando” o autor. A testemunha, que estava a cerca de 75 pés (cerca de 22 metros) do palco, não ouviu o agressor dizer nada ou viu uma arma.

Outra testemunha, Joyce Lussier, estava sentada na segunda fila quando viu um homem pular no palco e atacar Rushdie. Ela ouviu pessoas gritando e chorando e viu pessoas da plateia correndo para o palco, ela disse. Funcionários e membros da plateia correram para o agressor e o colocaram no chão antes que um policial o prendesse, disse a polícia.

Uma testemunha que pediu para não ser identificada e disse que viu o ataque capturou fotos do suspeito sendo detido. O dono de uma academia de boxe onde Hadi era membro confirmou que as fotos são de Hadi. E o advogado do suspeito também verificou que as fotos parecem ser de seu cliente.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.