Palácio de Buckingham decreta luto real pela morte da rainha

09 setembro
Pessoas deixam flores no portão da residência oficial da família real britânica em Londres

O Palácio de Buckingham decretou na manhã desta 6ª feira (9.set.2022) luto real pela morte da rainha Elizabeth 2ª. A monarca morreu na 5ª feira (8.set), aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia.

O período de luto está em vigor a partir do seu decreto e permanecerá vigente até 7 dias depois do funeral da rainha, segundo comunicado emitido por Buckingham. A data do funeral não foi informada.

De acordo com o Palácio, o luto real deverá ser cumprido pelos “integrantes da Família Real, funcionários da Casa Real e representantes em funções oficiais, assim como pelas tropas comprometidas com os deveres cerimoniais”.

Ao meio-dia desta 6ª feira (9.set), os sinos da Abadia de Westminster, Catedral de São Paulo e Castelo de Windsor tocarão em homenagem à rainha. Saudações de 96 tiros para marcar cada ano da sua vida serão disparadas no Hyde Park e na Torre de Londres às 13h.

O rei Charles 3º também fará o seu 1º discurso como rei, segundo a emissora britânica BBC, com informações do porta-voz do monarca.

Uma série de eventos do protocolo real serão realizados no país nos próximos dias. No sábado (10.set), Charles será formalmente proclamado rei, embora tenha assumido o cargo automaticamente depois da morte da sua mãe. A cerimônia acontecerá no Palácio de St. James, em Londres.

 Elizabeth 2ª assumiu o trono aos 26 anos e completou 70 anos de reinado neste ano. Aos 73, Charles é o monarca mais velho a iniciar um reinado.

 

PODER 360

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.