Rainha Elizabeth inaugurou prédio do Masp na Avenida Paulista

09 setembro
Rainha Elizabeth 2ª ao lado do ex-presidente do Masp, Pietro Maria Bardi, diante de um retrato de autoria do ex-primeiro-ministro britânico, Winston Churchill

A rainha Elizabeth 2ª veio uma única vez ao Brasil, em 1968, durante os seus mais de 70 anos de reinado. Na ocasião, passou por 5 Estados e participou de eventos históricos, como a inauguração da sede do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, em São Paulo.

Em 1º de novembro de 1968, aos 42 anos, Elizabeth e o seu marido, príncipe Philip, aterrissaram em terras brasileiras para uma viagem de 10 dias. O casal visitou Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Depois, seguiu para Buenos Aires, na Argentina.

A agenda da monarca incluiu eventos com o presidente da República à época, o militar Artur da Costa e Silva, e visitas a locais históricos, como o Monumento ao Ipiranga, em São Paulo, e o Mercado Modelo, em Salvador.

Em 7 de novembro de 1968, a rainha participou da inauguração do prédio do Masp. Coube a ela destapar a placa inaugural durante a cerimônia de abertura do museu. Até hoje, o nome da monarca está gravado em uma pedra que fica em uma das laterais do vão livre.

O Masp é considerado um dos museus mais importantes do Brasil. O prédio onde fica foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e tombado como patrimônio histórico. É suspenso por 4 pilares, que formam um vão sob o piso principal.

Fundado por Assis Chateubriand, o museu existe desde 1947. Antes, operou na Rua Sete de Abril, no centro de São Paulo. A visita da rainha marcou a mudança para o novo endereço.

No último dia da visita ao país, Elizabeth 2ª e o príncipe Philip assistiram a um jogo amistoso entre as seleções de Rio de Janeiro e São Paulo, organizado especialmente para eles, no Maracanã. Ao fim da partida, a monarca entregou um troféu a Pelé e Gerson.

Reprodução/Instagram – @masp

Em nota de pesar pela sua morte, divulgada na 5ª feira (8.set.2022), o Itamaraty citou a visita da monarca. “Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países”, escreveu.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto de 3 dias.

 Aos 96 anos, a rainha morreu na 5ª feira (8.set) no castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava o verão. A causa da morte não foi divulgada.

Elizabeth 2ª assumiu o trono aos 26 anos e completou 70 anos de reinado neste ano.

Aos 73 anos, Charles, tornou-se rei. Ele é o monarca mais velho a iniciar um reinado.

 

Poder 360

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.