Tufão atinge Japão, deixa mar agitado e deixa 2 mortos

20 setembro

 

Ondas provocadas pela passagem do tufão Nanmadol explodem no porto pesqueiro de Aki, em Kochi, no oeste do Japão, nesta segunda-feira (19) — Foto: Kyodo via Reuters

O tufão Nanmadol levou ventos ferozes e chuvas recordes ao oeste do Japão nesta segunda-feira (19), quando uma das maiores tempestades a atingir o país em anos matou pelo menos duas pessoas, interrompeu o transporte, deixou o mar agitado e forçou os fabricantes a suspender as operações.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, atrasou sua partida para Nova York, onde deve fazer um discurso na Assembleia Geral da ONU.

“Adiei minha partida programada para hoje para fazer um balanço dos danos causados ​​pelo tufão e tomar todas as medidas possíveis para a recuperação”, disse Kishida a repórteres na noite de segunda-feira no horário local. “Se as circunstâncias permitirem, partirei amanhã de manhã.”

O 14º tufão da temporada no Japão atingiu a costa perto da cidade de Kagoshima na noite de domingo (18), antes de atingir a ilha ocidental de Kyushu e abalar a ilha principal de Honshu na manhã de segunda.

Um rio na província de Miyazaki, em Kyushu, transbordou, inundando campos e estradas, mostraram imagens da emissora estatal NHK.

“Precisamos permanecer altamente vigilantes para fortes chuvas, vendavais, ondas altas e tempestades”, disse uma autoridade da Agência Meteorológica do Japão (JMA) em entrevista coletiva.

A NHK informou que um homem foi encontrado morto dentro de seu carro, que ficou submerso no meio de um campo, enquanto outro homem morreu após um deslizamento de terra.

Uma outra pessoa continua desaparecida e pelo menos 87 pessoas ficaram feridas, segundo a NHK.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.