Vereadora Jussara sugere homenagem a Zenóbio Toscano com instalação de estátua

17 fevereiro

 

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Guarabira aprovou por unanimidade requerimento de iniciativa da vereadora Jussara Maria (PSDB), que está iniciando sua trajetória política a partir desse ano, solicitando do prefeito Marcus Diôgo (PSDB), a instalação de uma estátua em homenagem ao ex-prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual, Zenóbio Toscano de Oliveira.

O requerimento foi apresentado na sessão anterior, na quinta-feira (4) da semana passada, na abertura do ano legislativo, com a presença do prefeito da cidade, que se comprometeu em atender o requerimento da parlamentar.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), filha do ex-prefeito, que faleceu em junho de 2020, estava presente na sessão e se emocionou com a homenagem apresentada pela vereadora na primeira sessão do ano.

JUSTIFICATIVA

Zenóbio Toscano tornou-se o expoente máximo da política de Guarabira. Depois de falecido, nunca antes um outro político da Região do Agreste e do Brejo teve tamanha relevância no imaginário da população paraibana. Falar de Zenóbio é o equivalente a falar da própria cidade que é “berço ou morada das garças azuis”.

Assim sendo, o presente Requerimento tem o intuito de solicitar a construção e instalação de uma estátua do Ex-prefeito Zenóbio Toscano num dos locais mais transitados por esportistas e transeuntes que frequentam o passeio público numa das regiões mais belas da cidade: o final da Praça Novo Milênio.

Todos os que por ali passarem verão por entre as palmeiras imperiais ali plantadas a existência de uma pujante estátua devidamente iluminada à noite que remontará à memória do saudoso “gato preto” o qual por ser engenheiro civil, destacadamente, influenciou os aspectos paisagísticos de diversas ruas, praças e prédios públicos situados na zona urbana habitada pelos guarabirenses.

Na presente legislatura, muitos dos vereadores que detêm assento nesta Casa Ozório de Aquino devem a Zenóbio Toscano suas projeções políticas. Retribuir-lhe a gratidão pelos préstimos com uma estátua será a expressão máxima de reconhecimento.

Diante do exposto, conta-se com o irrestrito apoio dos nobres colegas no tocante a aprovação da presente matéria.

HISTÓRICO

Zenóbio começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%).

Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a votação de 14 936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito.

Em 3 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34. 837 votos, sendo o deputado mais votado do estado.

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa. O pleito de 98 foi marcado por uma grande polêmica: em 27 de abril de 1999 foi realizada a recontagem dos votos de deputado federal e deputado estadual nos municípios que integram a 10 ª Zona Eleitoral: Guarabira, Cuitegi (hoje não integra mais), Pilõezinhos e Araçagi. Apesar da recontagem e da anulação de alguns votos, Zenóbio não perdeu sua vaga.

Em 2001, Zenóbio deixa o PMDB e filia-se ao PSDB.

No dia 6 de outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba.

Em 2006 foi o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38 265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

PREFEITO DE GUARABIRA

Em 7 de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016, eleito com 16 000 votos.

Em 2 de outubro de 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017 – 2020 com 15 609 votos, derrotando novamente seu adversário de 2012, Josa da Padaria que concorria pelo PSB e a ex-prefeita do município Fátima Paulino.

Zenóbio Toscano foi secretário estadual da infraestrutura no governo de Ronaldo Cunha Lima e presidente da Companhia Paraibana de Gás (PB Gás) no governo de Ricardo Coutinho, em 2011, além de fazer parte da equipe de transição do governo.

Zenóbio morreu em 14 de junho de 2020, aos 74 anos. Estava internado desde o dia 6 de junho em João Pessoa se recuperando da COVID-19 quando sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e não resistiu

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.