Nova CNH já está valendo! Veja o que muda na carteira de habilitação

03 junho

 O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos.

Novo modelo de CNH já pode ser solicitado – Foto: reprodução

Por Pedro Júnior

A nova CNH passou a valer em todo o território nacional desde essa quarta-feira (1º). O novo modelo da Carteira vem com algumas alterações e já pode ser solicitado no Detran.

Foi incorporado a ela um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Apesar do designer semelhante ao antigo modelo, a nova CNH vem com elementos gráficos que vão dificultar a falsificação e fraudes. Também será possível usar o nome social e filiação afetiva do condutor no documento.

QR Code

A nova carteira de habilitação vem com as cores verde e amarelo em predominância e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir.

Ela mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

O documento também vai apontar se o motorista tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra “D”.

Não precisa correr para tirar o novo modelo

A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.

Segundo o Contran não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. A substituição ocorrerá à medida em que os motoristas forem renovando, ou emitindo a segunda via.

O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução.

Veja a nova carteira:

Novo modelo de CNH (à esquerda), que começa a valer em 2022, e modelo antigo (à direita), que entrou em vigor em 2017 — Foto: Reprodução

FontePB, com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.